A Cooperativa

História da Cooperativa

A COOPNOROESTE Cooperativa Agropecuária do Noroeste do Mato Grosso Ltda  foi fundada em 19 de outubro de 1975, a autorização legal para o seu funcionamento foi no dia 12 de dezembro de 1975.  A sua sede sempre instalada à Rua São Sebastião, s/nº, hoje denomina-se  Av. Sebastião Francisco de Almeida, nº 45, Bairro São Sebastião, Araputanga-MT. Atualmente é administrada pelo Diretor Presidente, Sr. Mizael Barreto, Diretor Vice-Presidente Sr. Silvio Henrique, juntamente com os Conselhos de Administração e Fiscal. As principais atividades é Produção de Lácteos; Indústria de Ração; Loja Agropecuária, Assistência Médica Veterinária, Agrônomo, e Técnicos Agropecuários. A idéia da Cooperativa nasceu de seu Sócio Fundador Pe. Ermínio Celso Duca, que se juntou a um grupo de produtores rurais, que teve como objetivo valorizar o principal produto da época que era o arroz. Posteriormente com a dificuldade de comercializar o leite houve a necessidade de investir no setor lácteo. O surgimento do cooperativismo, como empreendimento sócio econômico no município refletiu positivamente na economia da cidade. Hoje a empresa COOPNOROESTE marca LACBOM é reconhecida em todo Brasil, além de ter desenvolvido a pecuária leiteira  da região, tornando nossa região na principal produtora de leite do Estado de Mato Grosso.
              
A Coopnoroeste abrange uma área de ação e admissão de associados em vários municípios do Vale do Jauru, são eles: Araputanga (a sede), São José dos Quatro Marcos, Mirassol D’ Oeste, Indiavaí, Jauru, Reserva do Cabaçal, Glória D’ Oeste, Figueirópolis D´Oeste, Salto do Céu, Rio Branco, Pontes de Lacerda, Cáceres e Porto Esperidião.

A Cooperativa criou um sistema de núcleo em sua área de ação, para facilitar o contato e levar informação promovendo a integração dos associados. Esse sistema é distribuído nas comunidades do vale do Jauru num total de 21 núcleos, e cada um com seu líder, onde são levados informações através de instrutores especializados do DDR (Departamento de Desenvolvimento Rural), médicos veterinários, técnicos agropecuários e agrônomo, conforme a necessidade;  inseminação, higienização de tanques resfriadores e ordenhadeiras, ampliação da estrutura de produção com novas tecnologia
A Fábrica de Leite UHT Longa Vida foi inaugurada em dezembro de 1997, e é o principal produto comercializado. Além de produzir os seguintes produtos lácteos: Queijos Prato, Mussarela, Provolone, Coalho, Doce de Leite Pastoso, Doce de Leite com Coco, Bebida Láctea Lacbinho de Morango e Salada de Fruta 1 Litro.

Ao longo da caminhada cooperativista na região do Vale Jauru a cooperativa vem adquirindo muita força e prestígio com seus trabalhos e gestões. Graças ao compromisso de melhoria da qualidade do leite desenvolvido pelos nossos cooperados, hoje temos a marca LACBOM reconhecida e fidelizada pelos nossos clientes.

A comercialização de nossos produtos no estado de Mato Grosso é de aproximadamente 80%, e 20% são comercializadas em outros estados. Com o desenvolvimento desta trajetória de vida da empresa foram desenvolvendo e transformando numa cidade, a antiga Gleba de Cáceres. Araputanga com seu potencial agropecuário trouxe melhorias e promoção para todos os setores da sociedade. A importância da Coopnoroeste para o município de Araputanga e região é indiscutível, ela promove todos os setores da sociedade, se destaca como geradora de empregos, fortalecimento do comércio local, pois é grande contribuinte de impostos, além de ser o ponto de referência da nossa região. Hoje a Coopnoroeste emprega em seus departamentos cerca de 350 colaboradores, pagando seus encargos e débitos sociais em dia. Todos os anos são realizados Encontros de Casais, Encontros de Jovens, Semana do Cooperativismo, Reuniões de Núcleos, Palestras e Seminários, Investimentos na Formação Superior através de Bolsas de Estudo para associados, filhos de associados e funcionários.

A Coopnoroeste demonstra também a preocupação com o meio ambiente e a sadia qualidade de vida da população, desenvolvendo atividades de grande importância ambiental, com o reflorestamento e tratamento dos dejetos produzidos pela empresa indústria de laticínios evitando danos a natureza.
                         
Portanto a Coopnoroeste  trouxe grandes transformações locais, regionais e mostra um esforço para ter a participação e a integração de todos diante da ação de um empreendimento social, que visa o crescimento regional, estadual e nacional.  Orgulhamos em fazer parte da história de Araputanga.

Pedra Fundamental dos Projetos da Indústria de Laticínios

No dia 19 de Outubro de 1975, foi lançada a pedra fundamental da cooperativa. Nacionalmente reconhecida, a COOPNOROESTE deu início as suas atividades, com 31 associados. Sendo eleito presidente Padre Erminio Celso Duca.

Usina no início da construção

A Construção da Usina, teve seu início em janeiro de 1980, foi concluida e aconteceu a primeira recepção com 3.198 litros de leite.

Área de todo o conjunto da cooperativa

Devido ao crescimento da Cooperativa, houve necessidade de ampliação em sua estrutura física, visando a segurança dos agricultores.

Posto de abastecimento de combustível

A Coopnoroeste é uma das pioneiras da região, e, para ampliar seu atendimento em beneficio da comunidade, adquiriu um posto de serviço visando um atendimento adequado a população.

Sr. David Nogueira no 2º Supermercado da Cooperativa

Agosto de 1982, teve início a rede de supermecado, sendo inaugurado o primeiro supermercado em Araputanga. E o segundo município a ser previlegiado com supermercado foi Jauru, inaugurado em fevereiro de 1983.

Posto de Resfriamento Salto do Céu

Em agosto de 1984, foi inaugurado o Posto de Resfriamento no município de Salto do Céu, o empreendimento aconteceu devido o aumento da produção de leite na região. O segundo Posto de Resfriamento foi inaugurado em junho de 1985, em Jauru.

A.G.O. - Reeleição do Sr. David

Graças á capacidade de administração, o Sr. David Nogueira, foi reeleito em março de 1985, para conduzir novamente os trabalhos da cooperativa e cumprir os objetivos propostos visando não só as melhorias dos cooperados mas também da comunidade como um todo.

Armazém Geral Secador

Diversificando suas operações, a cooperativa reativou em abril de 1986, em Araputanga, o armazém com capacidade de armazenar 50.000 sacas de produtos agrícolas, com balança, secador e equipamentos para pré-limpeza e limpeza.

Produtos Lacbom

Com o funcionamento da Indústria, sentiu-se a necessidade de diversificar os produtores lácteos, surgindo assim a LACBOM, produtos conhecidos em todo território nacional.

Frota de Transporte

O "Mondrongo", um Sauer 1946, foi o início da frota da Coopnoroeste. Hoje o setor de transportes conta com dezenas de caminhões próprios e fretados de terceiros, que rodam milhares de quilômetros diariamente no transporte da população e no atendimento aos cooperados.

Copyright 2007-2020 - Todos os Direitos Reservados